Empresas estão investindo mais em previdência privada para colaboradores
7 de agosto de 2019De acordo com levantamento da Aon, 51% das empresas já oferecem planos de previdência complementar para os funcionários, como forma de atrair e reter talentos. Para a Aon, o número corresponde com à tramitação da proposta de reforma da previdência social.
“Os planos de aposentadoria complementar privada devem passar a ser mais frequentes como mecanismo de atração de talentos”, disse a responsável pela área de previdência e serviços atuariais da Aon, Roberta Porcel.
O estudo também apontou que cerca de 30% das companhias que não contam com o benefício, pretendem implementá-lo no futuro. Segundo a Aon, 56% das empresas que não oferecem planos, atribuem isso aos altos custos do programa.
No entanto, as contribuições feitas pelas empresas a planos privados de previdência podem ser deduzidas como despesa operacional para fins do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), até 20% da folha salarial dos participantes dos planos. As contribuições que excederem esse limite podem ser usados para abater parte da base de cálculo da CSLL. No final, podem ter incentivo fiscal de 34% do valor gasto com o programa.
A pesquisa foi realizada com 640 empresas, de todos os tamanhos, desde 500 até 10 mil colaboradores. A faixa de faturamento incluiu empresas com até R$ 20 milhões ou superior a R$ 5 bilhões anuais.
Fonte: Comunicação Sincor-SP, com informações do DCI