Encontro de Resseguro aborda principais questões do mercado
10 de abril de 2019Entre os dias 8 e 9 de abril, mais de 700 executivos do mercado de seguros e resseguros se reuniram para o 8º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro, realizado pela CNseg, em parceria com a Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber). Na ocasião, foram discutidos os principais assuntos do setor, com destaque para a participação do secretário de Desenvolvimento de Comércio, Indústria e Inovação do Ministério da Economia, Caio Megale.
Na abertura do evento, o secretário afirmou que o bom funcionamento dos mercados de seguro e resseguro é fundamental para a retomada da confiança e do desenvolvimento econômico. Ao analisar a conjuntura econômica brasileira, Megale enfatizou a importância da reforma da Previdência para reduzir os gastos públicos, e defendeu o diálogo entre o setor público e o privado.
O presidente da CNseg, Marcio Coriolano, destacou o desempenho das seguradoras em demonstrar que têm capacidade de resistir às dificuldades e de aproveitar os momentos de crescimento. “A recessão de 2016 e parte de 2017 produziu efeitos sobre o desempenho de 2018. Mas, à vista de recuos mais expressivos de vários setores econômicos, a estabilidade da arrecadação da ordem de R$ 460 bilhões é uma boa notícia, ainda mais considerando o desempenho superlativo de diferentes segmentos de seguros”, ressaltou.
Durante o primeiro dia de evento, temas como as oportunidades do mercado, seguros para eventos catastróficos, diversidade, princípios da lei contratual de resseguro, aplicações de blockchain em seguros e resseguro e responsabilidade civil, tomaram conta da programação.
Matriz energética brasileira, cyber risk e os desafios do seguro de transporte foram os temas de debates do último dia do Encontro.
Em sua participação no evento, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirmou que o setor está preparado para mais um novo ciclo de desenvolvimento do País, já tendo sido colocado à prova, nos últimos anos, sem arranhões, sua solvência e governança, e ultrapassado a barreira do R$ 1,3 trilhão em provisões e garantias. Coriolano contou que o Encontro de Resseguro – o maior evento anual do setor na América do Sul – é um evento já consagrado: “Começou em 2011 com 230 participantes e chega a 2019 com mais de 700 inscritos”, comemora.
Confira a cobertura dos painéis.
Fonte: Comunicação Sincor-SP, com informações da CNseg