Estimativa de crescimento do setor fica em 13% para este ano
26 de maio de 2014Seguindo uma linha de crescimento favorável do setor de seguros no Brasil, a estimativa para 2014 é de que o mercado cresça cerca de 13% nesse ano, de acordo com a Carta de Conjuntura do Setor de Seguros, realizada pela empresa de consultoria Rating de Seguros, e, divulgada no final de maio. O segmento de capitalização mostrou uma variação de receita de 21%, de 2013 para 2014, com um faturamento de R$ 18,9 bilhões.
O ano de 2013 se caracteriza pela trajetória positiva dos seguros de ramos elementares e de pessoas, se recuperando de períodos anteriores. A pesquisa também apontou a evolução das reservas das seguradoras, que vêm mostrando um crescimento constante desde 2012. Ainda para esse ano, a estimativa é que este valor alcance a casa dos R$ 540 bilhões.
Na contramão do crescimento estão as resseguradoras, que estão em recuperação de faturamento, devido às variações inferiores nos anos anteriores. “Nesse sentido, o valor deve chegar a 50% em 2013. Mas, pela alta volatilidade desse setor, as previsões são mais complicadas para, nesse momento, ter uma definição mais precisa. Ou seja, ainda não sabemos se essa tendência irá continuar em 2014”, comenta Francisco Galiza, consultor econômico do Sincor-SP.
Fonte: Comunicação Sincor-SP