Pequenos empresários acreditam em estabilidade no faturamento
20 de agosto de 2014Segundo levantamento mensal do Sebrae-SP, 59% dos proprietários de micro e pequenas empresas (MPEs) esperam estabilidade no faturamento dos negócios para o próximo semestre, o que apresentou crescimento de 4% em relação ao mesmo período de 2013. A parcela dos que esperam melhora no ganho de receita não mudou de julho do ano passado para o mesmo mês deste ano (26%), já os que aguardam piora eram 8% em 2013 e em julho desse ano caíram para 6%.
Com relação à economia brasileira, 51% dos empresários entrevistados afirmaram esperar estabilidade, um aumento de dois pontos porcentuais na comparação com julho de 2013. Os que acreditam na piora eram 21% em 2013 e nesse ano são 22%, já os empresários que aguardam avanço do País eram 21% no ano passado e agora já representam 19%.
Para o coordenador de pesquisas da instituição, Marcelo Moreira, a expectativa de melhora na economia para o segundo semestre são as vendas de Natal e um possível alívio na inflação. “Mas não dá para alimentar grandes esperanças de recuperação dos setores de bens duráveis, que inclui eletrodomésticos e móveis, automóveis e autopeças, o que é ruim para as MPEs”, destaca ele. “Com a economia brasileira crescendo pouco, as MPEs terão dificuldade de obter resultados muito melhores, já que o mercado interno é o principal pilar de sustentação delas”, finaliza.
Fonte: Comunicação Sincor-SP