Presidente do Sincor-SP orienta sobre autorregulação e ações contra desregulamentação da profissão
20 de fevereiro de 2020Com o objetivo de orientar os corretores de seguros sobre as últimas movimentações da Medida Provisória 905, o funcionamento da autorreguladora e a importância da associação, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, foi o convidado do Programa Seguro, no dia 16 de fevereiro. Apresentado pelo 1º vice-presidente, Boris Ber, o programa vai ao ar todo domingo na TV Gazeta.
Falando sobre a decisão da Susep de desregulamentar a profissão, Camillo explicou como funciona uma autorreguladora. “O Instituto da autorregulação existe em vários setores, há muitos anos, permitindo que o setor tome os rumos do seu desenvolvimento, da sua orientação, qualificação e capacitação, que faça sua autorregulação, autosupervisão, determinando regras éticas e profissionais”.
De acordo com o presidente, o IBRACOR, que é a única autorreguladora autorizada, pretende oferecer os serviços que antes eram realizados pela Susep. “Já há algum tempo, a Susep deixou de revalidar a identidade profissional do corretor, deixou de prestar uma série de serviços, como o cadastro dos corretores de seguros que, atualmente, é uma bagunça”, ressalta. “Por isso, o IBRACOR pretende prestar esses serviços e, claro, cobrar por isso”.
Camillo ainda falou sobre a luta das entidades representativas para tirar da MP 905 a decisão de revogar a Lei nº 4.594. “Desde a revogação da Lei e retirada dos corretores do Sistema Nacional de Seguros Privados, iniciamos uma caminhada, eu, Armando Vergílio e Lucas Vergílio. Nós temos uma estratégia, de três frentes: questão jurídica, emendas e ações institucionais e políticas”, explica.
Durante a entrevista, o presidente do Sincor-SP ainda falou sobre o Conec 2020, a reformulação da Unisincor, CâmaraSIN, além das vantagens e benefícios de ser associado.
Assista ao Programa Seguro:
Fonte: Comunicação Sincor-SP