Reforma deve levar 4 milhões de brasileiros para previdência privada
12 de agosto de 2019A reforma da previdência, que foi aprovada pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado, despertará nos brasileiros a necessidade de poupar para o futuro. É o que aponta um levantamento da consultoria especializada Mercer.
De acordo com o estudo, a mudança nas regras da aposentadoria vai causar um aumento de 25% no número de pessoas que investem em previdência privada. O número vai passar de 16 para 20 milhões de pessoas em até cinco anos.
“Há muito espaço para crescer, e a reforma vai ser um vetor importante porque traz o assunto para a vida das pessoas”, explica o líder de Previdência da Mercer, Felipe Bruno.
A tendência é que o movimento diminua a distância do Brasil em relação ao mercado internacional. A previdência complementar representa 25% do PIB brasileiro, considerando planos abertos e fundos de pensão.
Nos EUA, são 76%, e no Chile, 70%, de acordo com números da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) compilados pela Mercer. Em países como Reino Unido, Holanda e Suíça, o percentual ultrapassa 100%.
Fonte: Comunicação Sincor-SP