Seguradora Líder rebate críticas sobre fraude no DPVAT
18 de novembro de 2019Em reportagem do portal G1, a Seguradora Líder, responsável pela administração do DPVAT, rebateu as críticas feitas pela Susep em relação às fraudes e a ineficiência do seguro.
Segundo a autarquia, o governo solicitou informações sobre o DPVAT e a Susep apresentou dados da baixa eficiência do seguro. No entanto, não detalhou quais foram as informações apresentadas ao poder público, apenas afirmando que a operação do DPVAT representa 1,9% do volume de receitas de seguros no País, mas consome 19% dos recursos de fiscalização da superintendência.
“Não há nada que indique ineficiência na gestão do Seguro DPVAT. Ao contrário. A Seguradora Líder acumulou redução de despesa total da ordem de 9,9%, de janeiro a outubro de 2019, se comparado ao mesmo período do ano passado”, diz a seguradora em comunicado.
A Líder administra o DPVAT desde 2007 e é composta por 73 seguradoras, que juntas, formam um consórcio que representa 70% do mercado de seguros brasileiro.
Em relação às fraudes, a superintendente da Susep, Solange Vieira, afirmou que havia uma corrupção enorme no modelo do seguro obrigatório. Como exemplo, Solange citou a operação ‘Tempo de despertar’, da Polícia Federal, realizada em 2015. Na época, a PF e o Ministério Público estimaram que os prejuízos aos cofres públicos poderiam ser de R$ 1 bilhão.
Como resposta, a Seguradora Líder afirma que vem aprimorando a prevenção, detecção e a investigação de fraudes desde 2017. Segundo a seguradora, em 2018, foram detectadas 11.898 tentativas de fraude, evitando a perda de R$ 69,6 milhões.
Fonte: Comunicação Sincor-SP, com informações do G1