
Sincor-SP apresenta competências das líderes do futuro em live no Mês da Mulher
26 de março de 2025Para celebrar o Mês da Mulher, em especial das corretoras de seguros, o Sincor-SP promoveu uma live com o tema “As Competências das Líderes do Futuro”, trazendo como convidada a coach, jornalista e escritora focada em empreendedorismo feminino, Priscilla de Sá. O evento híbrido, com público presente no Centro de Atividades e transmissão online, aconteceu no dia 19 de março.
A 1ª vice-presidente do Sincor-SP, Simone Fávaro, conduziu o evento e destacou que é enriquecedor estar entre as mulheres que colaboram com as ações da entidade. “É um grande prazer para mim ser mulher, especialmente ser corretora de seguros, profissão que amo demais, por isso me doo. Estamos vivendo um momento especial de destaque às mulheres no mercado de trabalho. Sou muito feliz sendo mulher, ser mãe e corretora de seguros”, declarou. Na plateia, estavam diretoras e coordenadoras da entidade, além de convidadas. O evento contou com apoio das empresas CAPEMISA Seguradora, Maxpar, Porto Seguros, SulAmérica Seguros e Tokio Marine Seguradora.
Priscilla de Sá disse que 2025 é “o ano do acerto de contas da humanidade”, e as mulheres precisarão assumir uma posição de protagonismo. “Este é o momento de cada uma escolher o lugar que vai ocupar no mercado e na mente das pessoas”, comentou.
Ela argumentou que no mês das mulheres a atuação feminina ganha evidência em duas abordagens: “algumas pessoas veem o copo meio vazio com tudo o que ainda falta conquistar, outras veem meio cheio, dizendo que hoje ocupamos qualquer lugar com facilidade. Vamos então olhar de forma realista para o mercado, com o que temos e o que falta”.
Para a convidada, é importante falar de liderança focando em cinco competências: Saúde, Tempo, Talentos, Dinheiro e Conexões.
Saúde – Em primeiro lugar, é importante falar de liderança porque as mulheres precisam de saúde. “A mulher que não lidera a própria vida e os próprios recursos fica esgotada e, se o sucesso chega em sua vida, ela está sem forças, já adquiriu doenças crônicas. Estamos vendo problemas de saúde que antes não eram frequentes em mulheres, porque estamos vivendo mais e porque estamos nos estressando mais, como problemas cardíacos e abusos de álcool e outras substâncias. Da mesma maneira como não aprendemos sobre liderança, não aprendemos como buscar o sucesso sustentável”, apresentou Priscilla.
Tempo – Antes de liderar uma equipe é preciso liderar a própria vida pessoal, incluindo a si mesma e a família. “A mulher que não é protagonista de sua agenda, faz dela vira um terreno baldio. Muitas vezes vejo mulheres que abandonam suas prioridades e até o autocuidado para servir. Servir é maravilhoso, mas tem que ser na medida para que não acabemos nos prejudicando e as pessoas que amamos, por ter aberto exceções demais, não ter respeitados nossos horários e compromissos. Muitas mulheres não colocam o treino na academia como sagrado – a primeira coisa a cair quando surge um imprevisto é o cuidado com nós mesmas”, disse.
Talentos – As pessoas mais felizes são aquelas que sentem que exercem seus talentos todos os dias, segundo pesquisa do instituto Gallup. “Independentemente da atividade ou cargo, todos temos talentos. E se sentirmos que todo dia não estamos usando os talentos tudo fica mais pesado e não seremos felizes. Por isso, é muito importante o quanto a mulher se conhece e tem a gestão do seu tempo, dinheiro e energia. Saber no que é boa e no que deve focar para virem os resultados. Conhecer seus talentos faz com que a mulher otimize seus recursos e seja mais realizada”, garantiu a especialista.
Dinheiro – A falta de dinheiro causa problemas na família e infelicidade. “Não viemos ao mundo para fazer dieta e pagar boletos, mas para evoluir como seres humanos e construir melhores humanos. E não conseguimos fazer isso tendo conflitos com quem amamos por crise financeira. Dinheiro compra recursos e poupa energia, e é o reconhecimento tangível dos nossos talentos”.
Conexões – Um networking rico é importante. “As mulheres são comprometidas e engajadas com a própria evolução – são mais estudiosas, por exemplo. Isso faz com que sejam a fonte de informações, a pessoa que alerta o marido quando é hora de fazer pagamentos, hora de tomar vacinas, de levar no médico. As mulheres são fonte de apoio emocional, conhecimento, informação e segurança no ambiente em que vivem. E onde essa fonte busca tudo isso? Se a mulher não tem por perto outras líderes, vai achar que determinado problema é defeito exclusivo, quando está em grupo se identifica, vê que outras pessoas fortes e vencedoras também passam pelo mesmo, então se entendem como normal e adquirem forças e conhecimentos com os erros e acertos dos outros”, declarou.
Sorteios para as associadas
Durante o programa, foram realizados 30 sorteios de vale-presentes da Vivara, no valor de R$ 500 cada, entre as associadas da entidade. Foram contempladas uma corretora de cada Regional.
ABCDMR: Priscilla de Carvalho A. Rosa; Araçatuba: Gabriela da Silva Marques Nunes; Araraquara: Flavia Sampaio Machado Guimarães; Assis: Ana Laura This Faria; Barretos: Tania Maria Dias Alves. Bauru: Vanessa Maehashe; Campinas: Maria Lucia Favaro Padilha; Fernandópolis: Adriana Marcia Messias; Franca: Maria Terezinha dos Santos; Guarulhos: Luciana da Silva Peres Ribeiro; Jundiaí: Maria Eugenia Luisi da Silva; Marília: Niucea Aparecida Barboza Merigue; Mogi das Cruzes: Maria Aparecida de Araújo Lafuente; Nova Alta Paulista: Denisa Mika Oguihara; Osasco: Noemi Cunha da Silva; Piracicaba: Lívia Sancinetti Carribeiro; Presidente Prudente: Ludmila Maria Vendrame Ferreira; Ribeirão Preto: Daniela Pelissoli Figueira; Santos: Marilza Guerra do Rosario; São Carlos: Regina Celia Mazzari Gallo; São João da Boa Vista: Luzia Zaneto Palma; São José do Rio Preto: Mariângela Braido Gavioli; São José dos Campos: Ana Maria dos Santos; São Paulo Centro: Maria das Graças Batista Florêncio; São Paulo Leste: Sueli Dulcinea Almeida; São Paulo Norte: Vania Maria de Freitas; São Paulo Oeste: Laudelina Paula da Silva; São Paulo Sul: Priscila Figueiredo Vilela; Sorocaba: Luciana Pereira Pavanelli; Taubaté: Karina Gimenes Roma.












Fonte: Sincor-SP