Sincor-SP assina acordo que estabelece Ibracor como única autorreguladora da categoria
28 de outubro de 2015“Com esta ação, o Sincor-SP entende estar contribuindo para o fortalecimento da categoria, além de promover a integração das entidades. A viabilização efetiva da autorreguladora oferece ainda a possibilidade da Susep de trazer novamente a identidade profissional do corretor de seguros”, declara o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo.
Nesta semana, o Sindicato, juntamente com outras entidades do mercado de seguros, assinou acordo que estabelece o Ibracor (Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros) como a única autorreguladora dos profissionais, atuando como órgão auxiliar da Susep. O Termo de Ajustamento de Acordo e Compromisso Formal (TAACF) foi assinado pelos sindicatos de corretores de São Paulo e Rio de Janeiro, além da Fenacor e CNSeg.
A Susep alerta para uma assembleia que vai deliberar sobre a aprovação da admissão do Sincor-RJ, que passará a ter direitos e obrigações, iguais aos associados fundadores mantenedores, baseado no Estatuto da entidade. Durante a reunião, também será feita uma alteração estatutária, acrescentando um diretor do Sindicato fluminense na administração do Ibracor. O executivo deverá ter conhecimento técnico e será indicado previamente pelo Sincor-RJ, cumprindo o mandato dos outros diretores do Instituto.
De acordo com o TAACF, o Sincor-RJ solicitará à Susep o cancelamento do pedido de registro da entidade autorreguladora Rio Arcos ou de qualquer outra. O sindicato também se comprometeu a atuar juntamente com a Diretoria do Ibracor, dividindo, inclusive, o espaço físico em suas estruturas.
O acordo foi assinado pelo presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, pelo superintendente da Susep, Roberto Westenberger, pelo presidente da CNSeg, Marco Antonio Rossi, da Fenacor, Armando Vergílio dos Santos Júnior e pelo presidente do Sincor-RJ, Henrique Jorge Duarte Brandão.
Fonte: Comunicação Sincor-SP