Superintendente da Susep comenta autorregulação da categoria e fim do DPVAT
13 de novembro de 2019A superintendente da Susep, Solange Vieira, concedeu entrevista coletiva durante o XIII Seminário Internacional da ABGR 2019, que acontece essa semana, e falou sobre a Medida Provisória que desregulamenta os corretores de seguros, bem como a extinção do seguro DPVAT.
Sobre a auto regulação dos corretores de seguros, Solange afirma que a autorregulação era um pleito antigo da categoria. “A Susep não estava atuando como deveria. Estávamos atrasados em cadastrados, não regulamentando da forma como deveria. O que vamos fazer agora é poder fazer uma regulamentação que a gente de fato acompanhe”, explica.
Perguntada sobre o curso de habilitação para corretagem de seguros, a superintendente defende que a profissão precisa de uma formação técnica. “Vamos discutir com as entidades dos corretores e ver como eles querem construir essa autorreguladora. Estamos apostando que o setor tem a capacidade de se autorregular e nós vamos oferecer diretrizes para isso”, completa.
O fim do seguro DPVAT também foi comentado por Solange, afirmando que o benefício não funcionava de forma adequada. “O sistema é ineficiente, com corrupção enorme, que acaba por prejudicar a própria população. E por isso acreditamos que esta será a melhor medida”, completa.
Solange explica que as pessoas menos favorecidas continuarão a ter assistência do SUS, que receberá os recursos do DPVAT por três anos. “As pessoas, inclusive, vão poder entrar na Justiça contra quem causou o acidente e o DPVAT desmotivava isso. Também acreditamos que as pessoas vão passar a comprar mais seguro de Responsabilidade Civil, pois elas mesmas são responsáveis pelos danos que causam a outros e por isso devem se preocupar e se proteger. E a aposentadoria por invalidez continua valendo pelo INSS”, explica.
Fonte: Comunicação Sincor-SP
Foto: Sonho Seguro