Superintendente da Susep quer mudar o mercado de seguros
6 de fevereiro de 2020Em entrevista ao Valor Econômico, a superintendente da Susep, Solange Vieira, falou sobre medidas adotadas pela autarquia, como a implementação do sandbox regulatório, a segmentação das empresas e a apólice eletrônica, que pretendem mudar o mercado de seguros brasileiro.
Solange destaca que no Brasil não se contrata seguros pela internet ou pelo celular. “Queremos que o seguro possa ser utilizado dessa forma. Gostaríamos que as plataformas das diversas seguradoras pudessem ser facilmente comparadas pelo consumidor e que a concorrência de preço fosse mais efetiva”, ressalta.
À reportagem, a superintendente ainda falou sobre o projeto da apólice eletrônica, chamada de Sistema de Registro de Operações (SRO), que deve ser implementada a partir de fevereiro e com obrigatoriedade em março.
“A implementação de uma base tecnológica inicialmente é cara. A mudança de plataforma tem um custo inicial e se você não é pressionado pela concorrência é natural que se acomode. Por isso, acho tão importante incentivar a concorrência, criar o mecanismo de sandbox e segmentação para que novas empresas surjam nos mercados e que pressionem as grandes seguradoras a buscar uma mudança no modo de negócios que elas têm hoje”, acredita.
A distribuição de seguros também foi comentada por Solange, afirmando que a intermediação por meio de agentes ou corretores de seguros no Brasil é mais cara do que a média mundial. “A desintermediação do mercado é um importante mecanismo para a redução de preços. O percentual de comissões pagas é quase o dobro dos demais países”.
Solange defende que o consumidor tenha o direito de escolher entre um corretor de seguros ou venda direta. “Os seguros mais sofisticados continuarão demandando corretores, porque têm uma relação contratual importante”, completa.
Fonte: Comunicação Sincor-SP