Susep abre consulta pública para segmentar mercado de seguros
11 de dezembro de 2019A Susep abriu consulta pública para segmentar as empresas que atuam no mercado de seguros, de acordo com porte e perfil de risco. O objetivo é criar grupos e estabelecer obrigações regulatórias. A consulta estará disponível até o dia 10 de janeiro de 2020.
“A segmentação estimula o crescimento de novas empresas no mercado. Isso expande a oferta de produtos. Além disso, a intenção é reduzir preços de um mercado que ainda é muito concentrado”, diz a superintendente da Susep, Solange Vieira, em entrevista ao jornal Valor Econômico.
A executiva também acredita que com a nova segmentação, haverá uma redução de preços e novos modelos de negócios, já que a barreira para entrar no setor será menor. “Empresas menores chegam com modelos de negócios mais tecnológicos e diversificação de produtos. E, com isso, a consequência natural é aumentar a cobertura de seguros no País”, explica.
O diretor da autarquia, Eduardo Fraga, explica que o objetivo é implementar quatro grupos (S1, S2, S3 e S4), que serão definidos de acordo com o porte. “O S1 seria voltado para empresas com provisões acima de 6% ou prêmios acima de 9% do mercado como um todo. Já para se enquadrar no S2, as provisões teriam que estar entre R$ 2 bilhões e R$ 22 bilhões”, declara.
Ainda segundo a reportagem, a Susep também sugere, na consulta pública, um prazo de tempo para subir ou descer de patamar. Para aumentar de segmento, seria necessário ficar dois anos consecutivos e para descer, três anos.
Fonte: Comunicação Sincor-SP