JCS Digital
26.01.2018

Decisões judiciais contra planos de saúde cresceram 329% em sete anos

O volume de decisões judiciais contra os planos de saúde já é o maior registrado na história. Segundo o Observatório da Judicialização da Saúde Suplementar, da USP, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) julgou o total de 30.117 ações contra planos de saúde em 2017. Em 2011, o número de ações atingiu a casa dos 7 mil, ou seja, um crescimento de 329% em sete anos.

A cidade de São Paulo é a que mais concentra mais da metade dos processos no Estado, das mais de 12 mil decisões do Tribunal, 53,6% são da capital.

O motivo das decisões judiciais é quase sempre relacionado à exclusão de cobertura ou negativas de atendimento, com 40% dos processos, seguido de reajuste de mensalidade, com 24%.

Ainda segundo o levantamento, o número de decisões judiciais cresce em ritmo mais acelerado do que a evolução da população que tem planos de saúde, o que pode ser preocupante para as operadoras. Desde 2014 a quantidade de clientes de planos de saúde, principalmente em contratos coletivos, está em queda em São Paulo e no Brasil.

Fonte: Comunicação Sincor-SP

NOTÍCIAS

Veja também

Escaneie o QRCode e tire suas dúvidas com a Sinc.IA pelo WhatsApp.

Com a Assistente Virtual do Sincor-SP, você tem acesso a benefícios, eventos, cursos, cobranças e muito mais. Adicione o número (11) 95775-8854 em seus contatos.