Apenas no Estado de São Paulo, existem mais de 13 milhões de usuários de planos de saúde, dos quais 84% relataram que já tiveram problemas ao usar os serviços oferecidos pelos planos. De acordo com levantamento do Datafolha, 88% dos beneficiários acionaram algum tipo de cobertura nos últimos dois anos.
O levantamento também listou as principais reclamações dos consumidores e, em primeiro lugar estão as queixas ao pronto-atendimento/pronto-socorro, com 80%. As reclamações com consultas médicas figuraram em segundo com 69% e em terceiro, exames e diagnósticos, com 58%. Apesar do alto índice de reclamações, apenas 15% dos consumidores levam adiante e formalizam a queixa, sendo a maior parte em virtude de negativa de cirurgia.
Outro dado apontado pela pesquisa é que 20% dos usuários da rede privada recorrem ao Sistema Único de Saúde (SUS) devido à falta de atendimento nos planos. Mas o estudo também registra também que sete em cada dez entrevistados dizem estar satisfeitos com os planos de saúde.
Fonte: Comunicação Sincor-SP